Principal

O Instituto

Hipnose e Terapia

Milton H. Erickson

Aplicações Clínicas

Artigos e Vídeos

Agenda

Links

Fale Conosco

> Aplicações Clínicas

Aplicações Clínicas

Image courtesy of Ambro at
FreeDigitalPhotos.net
A crescente aplicação clínica da hipnose tornou comum a confusão entre essa técnica e a psicoterapia. Na realidade, o transe induzido tem sido cada vez mais utilizado dentro de processos terapêuticos, não só no campo dos tratamentos psicológicos propriamente ditos, mas também em outras áreas da medicina, da educação, da odontologia, das artes, dos esportes, etc.

Podemos citar o uso da hipnose em cardiologia, para aliviar taquicardias sinusais em pessoas nervosas, na dor pós-infarto e na reabilitação pós-infarto, assim como em diversos tipos de dores precordiais e também na hipertensão essencial.

Na neurologia e na ortopedia utiliza-se a hipnose nos torcicolos, nas dores lombares, em outras dores tensionais da coluna, na dor dos membros-fantasmas após amputação, em cetas parestesias, nas cefaléias e nas insônias.

No campo da gastroenterologia haveria indicação para tratamento das náuseas e vômitos, nas gastrites e úlceras gastroduodenais, em algumas hemorragias digestivas, na colite ulcerativa, na inapetência, em dores abdominais de origem psicossomática, em casos de anorexia e perversões do apetite e nas aerofagias.

Cita-se também em urologia, ginecologia e obstetrícia, o uso da hipnose em alguns casos de disúria, na polaciúria, na enurese noturna, na impotência, na ejaculação precoce, na anorgasmia, na dispareunia, na não aceitação da gravidez, na hiperemese gravídica, na redução da dor do parto, nas dismenorréias e até na facilitação do exame ginecológico comum.

Outro campo médico que pode aplicar a hipnose é a otorrinolaringologia, para examinar o cavum em pessoas mais tensas ou hipersensíveis, em certas hipoacusias e disfonias, e na gagueira.

Na dermatologia a utilidade poderia ser no tratamento dos eczemas e pruridos em geral, na psoríase, nas verrugas juvenis, na ictiose, nas peladas e na hiperidrose.

No campo da alergia, destaca-se a contribuição da hipnose no tratamento da asma e da bronquite crônica, na urticária e nos eczemas alérgicos.

Em cirurgia geral para a redução do medo pré-operatório, para diminuir certas complicações pós-operatórias e como método anestésico de urgência.

Pode-se citar também o uso em casos de queimaduras, para facilitar os curativos e para melhorar o prognóstico, além de reduzir a dor.

Image courtesy of adamr at
FreeDigitalPhotos.net
Na odontologia para o preparo do paciente com medo, na hiper-sialoréia, nas náuseas excessivas, para diminuição das hemorragias, para que o paciente matenha a boca bem aberta, para melhor aceitação de prótese e no bruxismo.

Na área educacional, existem estudos que mostram a utilização da hipnose para a melhora do aprendizado e da memorização. No campo dos esportes para eliminar tensões e angústias, aumentando o rendimento. Até mesmo no campo jurídico, com um aumento da memória das testemunhas e dos acusados com reçaão a fatos delituosos.

Obviamente, qualquer indicação para uso da hipnose deve ser sempre considerada como relativa, já que esta técnica não se coloca como panacéia para efetivação de milagres.



Fonte: Capítulo 6 - Indicações da Hipnose, do livro "Hipnose Ericksoniana", de autoria de Jovino da Silva Alves de Araujo.


© 2013 - Instituto Milton H. Erickson do Espírito Santo.
Todos os direitos reservados.
www.institutomiltonerickson-es.com
Rua Santa Rita de Cássia, 129, Bairro de Lourdes
Vitória (ES) - CEP 29042-753
Tel/Fax: (27) 3323-1617